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Produtos Skin Care

publicado em 15/05/2020

Erica Franquilino – Jornalista


Mercado aquecido

Uma pesquisa recente realizada pelo Ibope Conecta, em parceria com a Avon, mostra que 83% das mulheres entrevistadas cuidam da pele motivadas por puro prazer. A pausa para o cuidado facial também remete a equilíbrio, naturalidade, bem-estar, proteção… Para atender a essas necessidades, a indústria apresenta soluções inovadoras, em um mercado cujas vendas deverão crescer 16,4% até 2023 (em relação a 2018), segundo estimativa da Euromonitor International.

Apesar de ser um dos maiores mercados globais de beleza e higiene pessoal, o Brasil ainda tem um grande espaço para crescimento em skin care. O país ocupa a 8ª posição no consumo de produtos da categoria no mundo. De acordo com dados da Euromonitor referentes a 2018, as três marcas mais vendidas no país em produtos para a face são: Avon (com uma fatia de 18,2% nas vendas), L’Oréal (17,1%) e Natura (10,1%).

A provedora de pesquisa de mercado informa que o levantamento classifica como skin care as linhas para tratamento da acne, hidratantes faciais, cosméticos antienvelhecimento, de limpeza facial, toners, máscaras faciais e produtos para o cuidado dos lábios.

As buscas no Google por skin care cresceram 22% no Brasil entre 2017 e 2018. O serviço de buscas divulgou, em dezembro do ano passado, a lista dos termos mais pesquisados pelos brasileiros em 2019.

Considerando apenas skin care, os trend topics foram, nessa ordem: limpeza de pele, água micelar, argila verde, protetor solar, clareador (de manchas) de pele, peeling, adstringente, fixador de maquiagem, ácido retinoico e peeling de diamante.

Uma pesquisa global da Foreo, marca sueca de tecnologia voltada à beleza, também indica que os brasileiros estão mais preocupados em relação aos cuidados com a pele. O estudo aponta que a região da Australásia (que engloba Austrália e Ásia) está no topo do ranking de gastos na categoria de skin care, seguida por América do Norte e Sudoeste Asiático. Na região da Australásia, quase 60% dos entrevistados gastam mais de US$ 50 por mês em produtos para a face, e 48% deles desembolsam mais de US$ 100 por mês.

Na América do Norte, 57% dos respondentes gastam mais de US$ 50 por mês. Entrevistados do Sudeste Asiático e do Oriente Médio têm gastos mensais superiores aos dos europeus, apesar de terem declarado receber salários em média 75% menores.

A América do Sul e a América Central fazem esforços maiores para investir em cuidado facial, considerando salários médios versus gastos. Nessa relação, o Brasil – apesar de registrar um dos salários mais baixos do mundo – é destaque. Segundo o levantamento, 14% dos entrevistados brasileiros investem 12% de seu salário anual em skin care ao longo do ano.

Cuidados essenciais

Com textura aveludada e gordura natural na quantidade adequada, a pele normal é a menos frequente entre os tipos de pele. Ela tem poros pequenos e pouco visíveis e pouca propensão ao desenvolvimento de espinhas e manchas.


A pele seca tem como características a perda excessiva de água, pouca luminosidade e poros pouco visíveis. Esse tipo é mais propenso a problemas como descamação e vermelhidão, além de ter maior tendência ao aparecimento de pequenas rugas e fissuras. A pele seca pode ser resultado de fatores genéticos e hormonais, bem como ambientais – são exemplos a exposição ao frio, ao vento e à radiação ultravioleta.

A pele oleosa tem produção de sebo maior do que o normal, com aspecto brilhante, úmido, espesso e poros dilatados. Além da herança genética, outros fatores que favorecem a oleosidade da pele são: alterações hormonais, exposição excessiva ao sol, estresse e ingestão de alimentos com alto teor de gordura. A pele oleosa tem maior tendência à formação de acne, cravos e espinhas.

A mista é provavelmente o tipo mais comum de pele. Ela tem aspecto oleoso e poros dilatados na “zona T” (testa, nariz e queixo) e seco nas bochechas e nas extremidades do rosto. Esse tipo de pele apresenta espessura mais fina, com tendência à descamação e ao surgimento de rugas finas.

Todos os tipos de pele demandam os mesmos cuidados faciais básicos: fotoproteção pela manhã (FPS 30, no mínimo) e limpeza adequada ao final do dia. A dermatologista Paola Pomerantzeff informa que a hidratação é essencial para peles normais, secas, mistas e oleosas. “O que muda é o veículo e alguns dos ativos de cada hidratante. Deixar de hidratar a pele oleosa é um erro, pois se ela ‘ressecar’ demais, pode apresentar um efeito rebote: na tentativa de compensar esse ressecamento, a pele fica ainda mais oleosa”, diz.

Paola menciona que os antioxidantes, como a vitamina C, podem ser aplicados pela manhã antes do protetor solar. Para uso noturno, ela cita como exemplo o resveratrol. A médica destaca o poder de hidratação do ácido hialurônico e a relação dessa propriedade com o tamanho da sua molécula: “apenas as menores realmente penetram na pele”. “Todos os tipos de pele podem abusar desse princípio ativo. O que muda é o veículo do hidratante: sérum ou gel para peles mais oleosas ou creme para as mais secas e ressecadas”, aponta.

Em meio a conceitos e apelos variados, a dermatologista afirma que o mais importante é manter uma rotina de cuidados. “Enquanto a cultura coreana acredita em mais de dez passos de skin care, a nórdica prefere o minimalismo. O fundamental é a frequência da rotina e não a quantidade de cremes usados em um dia. É melhor adotar poucos passos todos os dias do que 20 passos uma vez por semana”, recomenda.


“Além dos cuidados diários, os procedimentos também estão em alta, já que oferecem melhora da qualidade da pele de uma forma superior aos cremes tópicos”, acrescenta.
Campeã de buscas na internet, a limpeza de pele é o procedimento mais procurado por clientes de esteticistas, pois ajuda a controlar a oleosidade excessiva no rosto, remove as células mortas e impurezas e confere hidratação à pele. Outro procedimento bastante procurado é o tratamento para melasma.

“O tratamento pode ser feito com peelings químicos ou por meio da técnica de microagulhamento. Os peelings químicos são ácidos em concentrações mais fortes aplicados na pele em cabine. O microagulhamento consiste em microperfurações que estimulam a produção de colágeno, a vascularização da pele e a ação dos melanócitos [células responsáveis pela pigmentação da pele]. Consequentemente, as manchas diminuem”, comenta a esteticista Ângela Coelho.

Ela explica que o microagulhamento é o “queridinho” do momento por ser um procedimento que abrange várias patologias da pele, sendo usado no tratamento de cicatrizes e manchas, para o rejuvenescimento facial, flacidez “e até no tratamento de estrias e calvície”. Ângela ressalta que a procura por procedimentos faciais cresce entre mulheres e homens. “Ambos estão procurando tratamentos, em cabine e home care. Acredito que não se trata apenas de beleza e autoestima, mas também de uma questão de saúde e bem-estar”, conclui.

Novos sensoriais e texturas

“Uma das fortes tendências é a customização. Hoje já existem no mercado alguns produtos para tratamento da pele nos quais o consumidor pode potencializar o sérum, creme ou máscara com ampolas que contêm ativos”, afirma Karla Macian, gerente de marketing de Personal Care na América Latina da Momentive. Ela também menciona as composições minimalistas com ingredientes multifuncionais e as formulações aquosas, que proporcionam a sensação de “água fresca”.

Novas experiências sensoriais são cada vez mais valorizadas pelos consumidores. “São exemplos o gel que se transforma em água, o creme que se torna pó, o líquido que se transforma em uma textura… Cosméticos para a pele estão associados ao toque. Portanto, o sensorial das formulações e as emoções que elas provocam nas pessoas são muito importantes para a aceitação do produto”, aponta. Karla destaca os ativos:

  • Velvesil E-Gel PMF emulsion – ajuda a obter uma experiência sensorial suave e macia, com benefícios adicionais de soft focus, a partir das fases aquosas das formulações.
  • Velvesil Magic B Gel – ingrediente multifuncional que proporciona sensorial suave e sedoso, além de efeito emoliente, à fase oleosa de emulsões ou a formulações anidras.
  • Silsoft EAU Microgel – age como emulsionante óleo em água e possibilita texturas distintas, com sensorial leve e de “água fresca”, além de secagem rápida.

“Os produtos para face care devem ser leves, oferecer rápida secagem, hidratação e formação de filme sobre a pele. Independentemente da forma de apresentação – cremes, loções, séruns ou jellys –, é preciso fornecer sensorial diferenciado e agradável. A Sarfam tem ingredientes dermocosméticos que atuam na performance sensorial e na eficácia desses produtos”, diz Ana Carolina Albertini, gerente técnica da empresa. Alguns deles são:

  • ET-VC – derivado da vitamina C de baixo peso molecular, hidrossolúvel e estabilizado. Promove um tratamento completo da pele ao oferecer dez benefícios. Entre eles está a ação potente de inibição da melanogênese, reduzindo manchas e promovendo luminosidade e uniformização do tom da pele. O ingrediente atua no estímulo natural das sínteses de colágeno e de ácido hialurônico, além de inibir a atividade das hialuronidases. Ele oferece proteção do DNA, é antipoluição e protege a pele contra a luz azul.
  • C-Pep Defensyl – peptídeo que atua na prevenção dos danos à pele, pois ajuda a fortalecer seu sistema de defesa, com ação anti-inflamatória, antiestresse e antifotoenvelhecimento. O peptídeo tem excelente estabilidade e afinidade com a pele.
  • Epseama – rejuvenescedor epigenético que atua contra os três efeitos do envelhecimento: cronoaging, photoaging e inflammaging. É um ativo premiado em inovação para dermocosméticos que proporciona melhora na textura, na hidratação e no clareamento de manchas, além de atuar na diminuição da linha nasolabial.

“O Brasil é um país cuja população ainda está mais preocupada com os cuidados dos cabelos do que com a pele. Felizmente, este cenário está mudando. Para os próximos anos, as perspectivas em relação ao mercado de skin care são bem promissoras”, opina Daniella Lopes Francischetti, gerente de marketing da Solabia.

Ela ressalta a expertise da empresa em pesquisa e desenvolvimento de matérias-primas para a pele do rosto, por meio da biotecnologia, química fina e extração vegetal. “São vários os ativos com eficácia comprovada em diferentes tipos de aplicação”, diz. Os principais são:

  • Fucogel 1.5P – tem a multifuncionalidade como grande diferencial. O ativo SMART tem propriedades calmante-soothing (S), hidratante-moisturizing (M), antiaging (A) e reestruturante (R), além de dar às formulações um toque (T) especial. É um polissacarídeo de alto peso molecular com origem biotecnológica por fermentação, atendendo a todas as exigências do mercado como um ativo natural e vegano.
  • 3Dermilyn – ativo de origem vegetal cujo diferencial está no modo de ação. Com atividade reestruturante, ele é considerado um ativo biossensorial, pois estimula os mecanismos da felicidade por meio do aumento da produção dos neurotransmissores dopamina e serotonina, promovendo uma aparência saudável e de bem-estar para a pele.
  • Bioecolia – glucooligossacarídeo de origem biotecnológica, ideal para a manutenção do equilíbrio da microbiota da pele do rosto e demais partes do corpo. Estimula o crescimento das bactérias benéficas em detrimento das patogênicas, evitando o aparecimento de problemas como acne e dermatite atópica.
  • Rhamnosoft HP 1.5P – polissacarídeo biotecnológico rico em ramnose, sendo este o seu diferencial. A ramnose é um monossacarídeo de grande afinidade com os sítios ativos dos queratinócitos agredidos pela radiação UV, pela poluição e pela exposição aos radicais livres. Ela ajuda a atenuar as reações inflamatórias da pele.
  • Saniskin – ativo caracterizado pela multifuncionalidade no tratamento da pele oleosa com tendência à acne. Ele regula a produção excessiva da oleosidade; mantém a qualidade do sebo, evitando a sua oxidação; regula a proliferação do Cutibacterium acnes; e modula a resposta inflamatória. Como benefício, observa-se também a diminuição do número e do diâmetro dos poros alargados. O Saniskin é um ativo de origem biotecnológica por bioconversão.

Daniella aponta a aceleração do envelhecimento da população do país e a busca por produtos antienvelhecimento com diferentes formas de ação. “Cosméticos biomiméticos também têm despertado a atenção, uma vez que, ao reproduzirem as condições normais da pele – por mimetizarem seus componentes intrínsecos –, passam a atuar com mecanismos de ação inteligentes, trazendo benefícios visíveis”.


Matéria publicada na revista Edição Temática Digital – Março de 2020 – Nº 48 – Ano 15
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