publicado em 25/11/2021
Rita Cartaxo, Luciene Bastos, Márcia Paula, Carolina Lourenço
Symrise, São Paulo SP, Brasil
Cabelos com diferentes curvaturas e texturas requerem cuidados específicos e, portanto, ingredientes que entreguem os benefícios esperados. Pesquisa conduzida pelo Cosmetic Ingredients Consumer Study (CICS) Database da Symrise mostrou que 76% dos entrevistados concordaram que cabelos com texturas diferentes (que vão de lisos a crespos) têm necessidades específicas.1
A hidratação, a suavidade, a maciez, menos frizz, a definição do formato e cabelos mais lisos são benefícios esperados pelo consumidor de diferentes países. A hidratação aparece como um desejo-chave dos consumidores, uma vez que 39% deles sinalizaram na pesquisa que gostariam de ter cabelos mais hidratados e saudáveis.2
Outra pesquisa, da Symrise, com 50.000 voluntários de 20 países diferentes, mostrou como os consumidores entendem o benefício de hidratação. Benefícios como penteabilidade, maciez e formação de filme, por exemplo, estão conectados à percepção de cabelos hidratados.3 Propriedades sensoriais dos cabelos, como maciez, penteabilidade, controle de frizz e volume, e alinhamento, estão conectados principalmente à saúde das cutículas e às camadas mais externas das fibras capilares.
Os cabelos têm em torno de 6 a 12 camadas cuticulares, “coladas” umas às outras pela presença do cell membrane complex (CMC). O CMC é composto de ácido graxo 18-metil-eicosanoico, um lipídio que pode ser removido das estruturas capilares por ações comuns dos cuidados diários dos fios, como uma simples lavagem.4 Quando esse conteúdo lipídico é reduzido, a superfície dos cabelos tende a se tornar mais hidrofílica, mais polar e carregada negativamente.4,5
Os óleos que contêm triglicerídeos com ácidos graxos insaturados, de alto peso molecular e cadeias mais longas, que se assemelhem à estrutura do CMC, tendem a formar um filme na superfície dos cabelos por deposição, repondo o conteúdo lipídico perdido.5,6
A substantividade dos filmes forma[1]dos está relacionada ao perfil graxo dos óleos vegetais. É possível melhorar a ancoragem dos filmes formados ao se trabalhar com emulsões catiônicas, que interagem com suas superfícies carregadas negativamente dos cabelos.7,8
Os cabelos categorizados entre lisos e ondulados requerem agentes formadores de filme mais leves, que alinhem as cutículas, proporcionando maciez, volume e frizz controlados e manutenção do efeito liso, mesmo em condições de alta umidade. Os cabelos que vão de cacheados a crespos, por sua vez, respondem melhor aos tratamentos com agentes formadores de filmes mais substantivos que facilitem a penteabilidade, controlem melhor o frizz e o volume e tornem os cabelos mais macios.
Com base nessas informações, foram desenvolvidos dois produtos endereçados às diferentes texturas e curvaturas capilares e às suas necessidades específicas. Ambos são emulsões catiônicas que contêm vitaminas do complexo B, vitamina E e manteiga de coco e que se diferenciam pela presença de óleo de linhaça dourada, tornando a combinação mais efetiva aos cabelos que vão de lisos a ondulados, ou óleo de groselha negra, que, nesse caso, destina o produto final aos cabelos que vão de cacheados a crespos.
Materiais e Métodos
Painel sensorial
O painel sensorial é uma ferramenta que permite avaliar mechas de cabelo tratadas com diferentes produtos e/ou combinações por meio da metodologia de análise sensorial descritiva quantitativa. Utilizam-se escalas lineares não estruturadas de 10 cm (Figura 1) e a avaliação do produto aplicado sobre as mechas é feita por meio de notas que crescem da esquerda para a direita, sendo que os extremos são ancorados por termos que indicam nenhuma intensidade, “NADA”, representado pela extremidade esquerda, e total intensidade, “MUITO”, representado pela extremidade direita.
Os avaliadores devem marcar com um traço vertical a posição que indica a nota dada a cada atributo avaliado. Os resultados foram avaliados com teste t de Student. As referências/âncoras foram oferecidas aos avaliadores em cada sessão de painel sensorial.
Cinquenta e quatro mechas de cabelo texturizado (brasileiro, tipo IV – 5 g/17 cm) foram previamente limpas com uma solução de sodium laureth sulfate (SLES) a 10%.
As mechas foram divididas em quatro grupos:
- a) 14 mechas tratadas com um shampoo, um condicionador e uma formulação condicionadora leave–on contendo Hydromoist® Blackcurranta 1%;
- b) 14 mechas tratadas com um shampoo, um condicionador e uma formulação condicionadora leave-on contendo Hydromoist® Goldena 1%;
- c) 14 mechas tratadas com um shampoo, um condicionador e um formulação condicionadora leave-on placebos (formulações capilares sem os blends ativos);
- d) 12 mechas tratadas com formulações específicas que geraram as referências das escalas.
As mechas de cada grupo foram codificadas e umedecidas e as formulações foram aplicadas conforme está descrito a seguir:
- Shampoo:foi aplicado 0,5 g por mecha; as mechas foram massageadas por 1 minuto, enxaguadas em água corrente à temperatura de 33°C e deixadas secar durante a noite, sob condições controladas de umidade e temperatura (22±2°C, 50±5% RH).
- Condicionador:foi aplicado 0,5 g por mecha e os mesmos passos de aplicação descritos no item “a” foram seguidos.
O processo de aplicação dos shampoos e condicionadores foi repetido por 5 vezes.
- Formulação condicionadora leave-on:foi aplicada 0,5 g por mecha; as mechas foram massageadas por 1 minuto e deixadas secar durante a noite, sob condições controladas de umidade e temperatura (22±2°C, 50±5% RH). A formulação condicionadora leave-on foi aplicada uma única vez.
Cada avaliador treinado recebeu uma mecha tratada que não foi exposta aos demais avaliadores para evitar possíveis alterações de percepção dos atributos. Os atributos avaliados foram:
– Maciez: analisado por comparação com as referências. Os avaliadores massagearam e percorreram com os dedos toda a extensão das mechas para de perceber diferenças de maciez.
– Penteabilidade: analisado por comparação com as referências. Os avaliadores percorreram todo o comprimento das mechas com o uso de um pente, com o intuito de perceber diferenças entre as forças aplicadas para deslizá-lo entre as fibras.
Análise de imagens – Rumba System
O Rumba System (Bossa Nova Technologies, EUA) é um sistema de imagens que permite a captura de fotos sucessivas das mechas de cabelos iluminadas por LED infravermelho, sob vários estados de polarização. Para realizar a avaliação de volume foi utilizado o parâmetro “número de pixels” das imagens geradas.
Hydromoist® Blackcurrant: controle de volume e frizz
O volume é o ganho de corpo de uma mecha de cabelo devido à sua exposição à umidade ou a ações mecânicas, como a penteabilidade ou a fricção das fibras. Frizz é o eriçamento de algumas fibras que se separam do corpo da mecha. O teste de controle de volume/frizz mede a variação no formato da mecha após sua exposição a um ambiente com alta umidade por um período de tempo controlado.
Os parâmetros avaliados foram: aumento de volume e frizz (o número de pixels na imagem, como expressão de volume).
Cinco mechas de cabelos por grupo (5 g, 16 cm) foram previamente limpas com solução de SLES a 10%. Os produtos foram aplicados cinco vezes em cada mecha (0,5 ml de produto + massagem por 1 minuto seguida de 1 minuto de enxágue em água corrente a 33±3°C, 4 l/min).
Imagens no tempo inicial (T0) foram capturadas pelo Rumba System. Em seguida, as mechas foram secadas naturalmente durante a noite, sob condições controladas de umidade e temperatura (22±2°C, 50±5% RH). Foram capturadas imagens no tempo final (T1) e foi calculada a diferença no número de pixels entre os tempos T1 e T0. As comparações entre os tratamentos foram realizadas utilizando o teste t de Student com intervalo de confiança de 95%.
Hydromoist® Golden: manutenção do efeito liso
Quanto mais alinhadas estiverem as fibras de cabelo de uma amostra, mais uniforme será a cor visualizada nas imagens geradas. O equipamento calcula o coeficiente de alinhamento das fibras, que é definido como o inverso do desvio padrão dos pixels na imagem.
Cinco mechas de cabelos por grupo (5 g, 16 cm) foram previamente limpas com solução de SLES a 10%. Os produtos foram aplicados cinco vezes em cada mecha (0,5 ml de produto + massagem por 1 minuto seguida de 1 minuto de enxágue em água corrente a 33±3°C, 4 l/min). As mechas foram deixadas para secar naturalmente durante a noite, sob condições controladas de umidade e temperatura (22±2°C, 50±5% RH).
As mechas foram divididas em duas partes e cada parte foi submetida a 15 passagens de prancha alisadora a 230°C; imagens no tempo inicial (T0) foram capturadas pelo Rumba System; as mechas foram mantidas em uma câmara de umidade (70% RH, 25°C); imagens em diferentes tempos foram capturadas (T6h, T24h e T48h) e a diferença entre o número de pixels em cada tempo em relação ao tempo inicial foi calculada; e as comparações entre os tratamentos foram realizadas utilizando o teste t de Student com intervalo de confiança de 95%.
Resultados e Discussão
Painel sensorial
A Figura 2 mostra que o produto Hydromoist® Blackurrant, quando é aplicado a 1% em shampoo, condicionador e na formulação condicionadora leave-on apresenta melhora de 23,6% na penteabilidade, segundo resultado extraído do painel sensorial. Quanto mais fácil for o deslize do pente e quanto menor for a força aplicada, será observada melhora na penteabilidade e se inferirá que ocorreu boa formação de filme.
As Figuras 3 e 4 mostram que os produtos Hydromoist® Blackcurrant e Hydromoist® Golden, nas mesmas condições de aplicação, melhoraram a maciez em 23,4% e 15,5%, respectivamente.
Rumba System
As análises de imagem via Rumba System mostraram que o ingrediente Hydromoist® Blackcurrant reduziu em 25% o volume e o frizz nas mechas de cabelos cacheados e crespos, conforme é ilustrado nas Figuras 5A e 5B.
O Hydromoist® Golden melhorou a manutenção do efeito liso em alta umidade em 15% após 6 horas. Os resultados podem ser avaliados nas Figuras 6A e 6B.
O óleo de groselha negra, que faz parte da composição do Hydromoist® Blackcurrant, é rico em ômega 3, 6 e 9 e contém os ácidos graxos eicosanoico, eicosanedienoico e octadecatetranoico. Esses ácidos graxos têm cadeias carbônicas longas (C18 e C20) com alto peso molecular. Moléculas com essas características tendem a estar mais depositadas na superfície dos cabelos.6
A estrutura molecular e a organização espacial desses ácidos, com a presença de regiões de insaturação, também são um fator que favorece a deposição do filme na superfície dos cabelos.6 Portanto, há evidências de que a ação do produto Hydromoist® Blackcurrant se dá pela sua ancoragem na superfície dos cabelos, formando um filme substantivo (devido ao maior peso molecular dos ácidos graxos que compõem o óleo de groselha negra).6-9 Esse filme pode tornar as cutículas mais coesas, uma vez que o conteúdo lipídico é reposto pela manteiga de coco e pelo óleo de groselha negra, sendo então indicado para cabelos texturizados, que vão de cacheados a crespos.
O Hydromoist® Golden também é uma emulsão catiônica que se difere pela presença do óleo de linhaça dourada, cuja composição graxa contém majoritariamente ômega 3, de cadeia carbônica C18 e insaturada. O filme formado pelo Hydromoist® Golden, devido à natureza de sua composição, tende a ser mais leve, uma vez que o peso molecular e o comprimento das cadeias carbônicas provenientes do óleo de linhaça dourada são menores em comparação ao das cadeias carbônicas provenientes da groselha negra. Por isso, ele entrega benefícios sensoriais de forma natural e sem trazer peso aos cabelos que vão de lisos a ondulados. A ancoragem e a formação de filme, como efeitos da aplicação do produto em formulações capilares, trouxeram melhora na maciez e mantiveram o efeito liso por mais tempo.
Conclusão
O produto Hydromoist® Blackcurrant, devido à substantividade do filme formado por sua aplicação em formulações capilares, é indicado para cabelos texturizados, que vão de cacheados a crespos. Apresentou resultados de melhora na penteabilidade e na maciez e foi efetivo no controle de volume e frizz, sem ter havido necessidade de uso de produtos sem enxágue, dado bastante relevante, pois atende às principais necessidades desses tipos de cabelo. Já o produto Hydromoist® Golden forma um filme mais leve na superfície dos cabelos, por isso é recomendado para fios que vão de lisos a ondulados. Esse produto também mostrou efetividade na melhora da maciez e, dessa forma, manteve o efeito liso por mais tempo em condições de alta umidade. Ambos os produtos foram desenvolvidos para agir principalmente na superfície das fibras capilares, entregando benefícios sensoriais específicos.
Este artigo foi publicado na revista Cosmetics & Toiletries (Brasil),33(6): 28-31, 2021.
Conteúdo patrocinado por Symrise.
Referências bibliográficas
- Symrise CICS Database, 20172. Hair Care Routines and Claims Exploratory, Symrise CICS Database, 20193. Hair Care Claims – Moisturization & Nutrition, Symrise CICS Database, 20194. Robbins CR. Chemical and Physical Behavior of Human Hair, Chapter 1, 4th ed, New York: Springer, 20135. Robbins CR. Chemical and Physical Behavior of Human Hair, Chapter 2, 4th ed, New York: Springer, 20136. Keis K, Persaud D, Kamath YK, Rele AS. Investigation of penetration abilities of various oils into human hair fibers. J Cosmet Sci56:283–95, 2005
7. Robbins CR, Reich C, Patel A. Adsorption to keratin surfaces: A continuum between a charge-driven and a hydrophobically driven process. J Soc Cosmet Chem 45:85-94, 1994
8. Scott GV, Robbins CR, Barnhurst JD. Sorption of quaternary ammonium surfactants by human hair. J Soc Cosmet Chem20:135-152, 1969
9. Fregonesi A et al. Brazilian oils and butters: The effect of different fatty acid chain composition on human hair physicochemical properties. J Cosmet Sci 60:273-280, 2009
Sorry, the comment form is closed at this time.